O verão começou oficialmente neste sábado, 21 de dezembro, às 6h20min, com o início do solstício de verão. Conforme o meteorologista da Nativa FM, Piter Scheuer, a estação promete trazer dias mais longos e noites mais curtas, características típicas desse período do ano. A previsão para o verão é de temperaturas dentro da normalidade, com manhãs frescas e algumas regiões de maior altitude registrando friozinho.
O mês de dezembro deve seguir com temperaturas amenas pela manhã e à tarde, com máximas acima dos 30°C, principalmente nas cidades da região Centro-Oeste do Sul do Brasil. As famosas pancadas de verão também são esperadas até o final do ano, sendo um fenômeno comum na estação, devido ao calor e à alta umidade. No entanto, algumas instabilidades podem ocorrer de forma isolada, e as atualizações sobre o tempo serão informadas regularmente pelos boletins meteorológicos.
Para janeiro, a previsão aponta para um mês com chuvas próximas ou até acima da média, com a ocorrência de temporais típicos de verão, que são gerados pela combinação do calor e da umidade. Ainda assim, também haverá dias mais secos, com presença de sol e poucas nuvens. O meteorologista alertou para a possibilidade de alguns episódios de frio fora de época, mas sem grandes períodos prolongados de temperaturas baixas.
Em fevereiro, a tendência é de um clima mais seco e quente, com temperaturas dentro da média para a estação. As chuvas serão menos frequentes, mas não devem fazer falta, pois compensam o volume de precipitação esperado em dezembro e janeiro.
Já o mês de março pode apresentar temperaturas dentro da normalidade, mas com a possibilidade de um friozinho precoce, especialmente na segunda quinzena do mês. A influência do fenômeno La Niña pode trazer variações climáticas, com episódios de frio fora de época.
O verão deste ano promete ser um pouco mais quente e com características típicas da estação, mas com a presença de algumas instabilidades ocasionais e mudanças de temperatura.