A Escola Municipal Viver e Conhecer de Capinzal comemora 39 anos de história nesta sexta-feira, 7 de março, com uma programação especial.
As comemorações iniciaram na sexta-feira pela manhã, com a execução do Hino Nacional e o tradicional canto de “Parabéns” acompanhado de um bolo fictício.
Os alunos desfrutarão de um recreio estendido, seguido por um show com Davi dos Netos do Velho. À tarde, o professor Rafael animará as crianças durante o recreio.
“São 39 anos de muita história, desafios e conquistas, graças ao trabalho de toda a equipe e ao comprometimento dos alunos”, destaca a diretora Jane Regina Campioni.
A escola
A história da escola teve início em 1986, quando alguns pais solicitaram ao então prefeito, Celso Farina, a criação de um pré-escolar municipal, devido à estadualização do Colégio Mater Dolorum. Em 21 de fevereiro do mesmo ano, o decreto nº 010/86 concretizou a ideia, estabelecendo três turmas, duas de pré-escolar e uma de alfabetização. As aulas começaram em salas alugadas pelo Colégio Estadual Mater Dolorum, com as professoras Ieda Gramázio, Jociane Morosini e Veranice Maria Lovatel. Dilson Deitos foi o primeiro presidente da Associação de Pais e Professores (APP), e Silvia Moretto do Clube de Mães.
Em 4 de dezembro de 1986, o decreto 075/86 criou novas turmas e ampliou a oferta de ensino para primeira à quarta série do ensino fundamental, iniciando em 1987. Em 1988, o decreto 085/88 deu o nome de Grupo Escolar Municipal “Viver e Conhecer”, sugerido pelo aluno Tibério Zortea, que também criou o logotipo da escola. Teve como primeira diretora Irmã Ignês Gambim, Coordenadora Pedagógica Ieda Gramázio, secretária Mariléia Almeida Spoltti, professoras Márcia Regina Melloto, Maria de Lurdes da Costa, Emilda Lagni, merendeira Laurinda Pelegrini e agente de serviços gerais Hondina Azevedo.
Atualmente respode pela direção da escola, Jane Regina Campioni.