Nesta sexta-feira, dia 28, a Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing comemora um marco importante: seus 25 anos de atividades. A celebração envolve alunos, funcionários e a comunidade, destacando a evolução da instituição ao longo dos anos.
A escola, que cresceu junto com o loteamento onde está localizada, tem uma trajetória de dedicação à educação e formação de alunos que se destacam em diversas áreas. Além do compromisso com a qualidade do ensino, o ambiente escolar é valorizado por profissionais que passam pela instituição e apreciam o sistema de trabalho desenvolvido.
Segundo a diretora, Lilian Aparecida Dorini Stiirmer para marcar a data, uma programação especial foi preparada. Durante o dia, alunos e funcionários cantarão os parabéns, haverá um lanche comemorativo e uma exposição histórica com fotos e relatos sobre a trajetória da escola. A visitação das turmas permitirá que todos conheçam um pouco mais sobre essa história de crescimento e conquistas.
As comemorações continuam no dia 9 de março, com um almoço festivo aberto à comunidade. O evento, que repete a iniciativa realizada no aniversário de 20 anos da escola, contará com a venda de fichas no valor de R$ 45,00 para adultos e R$ 20,00 para crianças de 8 a 12 anos. Toda a comunidade está convidada a participar e celebrar esse momento especial junto à escola.
Histórico da escola
A primeira escola do Loteamento Parizotto iniciou seu funcionamento no dia 31 de março de 1997, sendo extensão do Grupo Escolar Bernardo Moro Sobrinho, com o objetivo de atender a demanda escolar de alunos deste local, pois o acesso as escolas eram distantes. Esta funcionava em dependências alocadas, contando com 3 salas de aula e 1 dependência para a cozinha, refeitório, secretaria e minibiblioteca, atendendo alunos do Pré-escolar a 4a série do Ensino Fundamental, totalizando 150 estudantes.
Em 02 de fevereiro de 1998 foi criada a Escola Municipal Loteamento Parizotto, através decreto Nº 006/98, porém continuou funcionando nas mesmas instalações até dezembro de 1999 e atendia 146 alunos até a 2a série do Ensino Fundamental, os demais 70 alunos, da 3a a 4a série do ensino fundamental, deslocavam-se até o Grupo Escolar Bernardo Moro Sobrinho, situado na Vila 7 de julho em Capinzal devido à falta de espaço.
No dia 24 de fevereiro do ano 2000 foi inaugurado o novo prédio da escola com 8 salas de aula, sala para biblioteca, secretaria, professores, direção e coordenação, situada na Rua Santo Domênico Calza, nº 45, Loteamento Projeto Desafio, Bairro São Cristóvão, Capinzal, com recursos viabilizados pelo governo do Estado de Santa Catarina e mobiliada e equipada pela empresa MAESA (Machadinho Energética S.A) através de doações ao município.
Pelo Decreto Lei Nº 002/2000, transformado na Lei Nº 2184 foi outorgado o nome da escola que passou a chamar-se Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing em homenagem ao ex-governador do estado o Sr. Vilson Pedro Kleinubing. Neste ano a escola ofereceu ensino a 308 educandos distribuídos em 14 turmas da Educação Infantil a 4a. série do Ensino Fundamental. Tendo como primeira diretora a Sra. Terezinha Ruivo Andrioni e contava com um quadro de 18 profissionais da educação.
Devido ao grande número de alunos, no final do ano de 2001 surgiu a necessidade de ampliação e em maio de 2002 foram inauguradas mais 4 novas salas de aula, uma sala para aulas de canto e uma sala para laboratório de informática totalizando 308,59 m². Assim, foi possível implantar turmas de 5a e 6a séries do ensino fundamental.
No ano de 2012 novamente a escola foi ampliada devido ao aumento populacional da comunidade do loteamento, sendo construído mais 4 salas de aula, um auditório e uma sala (menor) para apoio pedagógico, uma lavanderia e um espaço para depósito.
Em 2020 devido a pandemia causada pela COVID-19, as aulas foram paralisadas e a escola ficou sem atendimento geral em um período de 30 dias, após esses dias, o ensino passou a ser oferecido aos estudantes de forma remota com professores trabalhando on-line e equipe gestora, auxiliares, estagiários e agentes trabalhando no presencial. Em 2021 as aulas iniciaram de forma presencial escalonada, onde as turmas foram atendidas com espaços adaptados. No final de março deste mesmo ano as aulas foram sendo retomadas no presencial retornando à normalidade.
No ano de 2022, mais uma vez a escola passou por reformas e ampliações significativas, sendo realizada a troca de parte do telhado, ampliação do refeitório, ampliação do pátio coberto, construção de banheiros novos e reforma geral no piso com acessibilidade em todas as salas.