A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recomendou que todos os municípios catarinenses abram os postos de vacinação para administrar a dose aos grupos prioritários.
No município da Capinzal, conforme a Enfermeira Tailana Bazzo, o posto de saúde central e as unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro São Cristóvão, dos loteamentos Lar Imóveis e Parizotto atenderão das 9h às 16h.
Na ocasião, Tailana ainda informou o cronograma de vacinação para as próximas semanas que ocorrerá nas unidades do interior, onde os atendimentos iniciam na segunda-feira (15), no Distrito de Alto Alegre, no período da tarde, das 13h30 às 15h, quinta-feira (18) será a vez dos moradores da Vila União receberem a vacina, na parte da manhã, das 8h às 10h.
Seguindo para o Lindenberg, na terça-feira (23), onde serão aplicadas as doses pela manhã, das 8h às 10h. O calendário se encerra na sexta-feira (26), em Barro Preto, com atendimento no período da manhã, das 8h às 10h.
Já no Ouro, a coordenadora da campanha, Joelma Ganzala, informou que a imunização acontecerá apenas na unidade central, pela manhã no horário das 8 às 11h30min e a tarde das 13h às 16h.
O município de Zortéa, que esteve entre os seis municípios com maiores taxas de cobertura vacinal no estado no início da campanha, e conta atualmente com 23% da população de grupo prioritário, também irá seguir a recomendação da SES e fará o Dia D de Vacinação. O horário de atendimento da unidade será das 8h às 17h, sem fechar ao-meio-dia.
Para que população possa ser imunizada, é preciso que os moradores vão munidos de seus documentos pessoais, como CPF, cartão do SUS e carteira de vacinação.
A Campanha de Vacinação contra a gripe continua em todo o Brasil até o dia 31 de maio.
Consoante os dados da SES, até quinta-feira (11), apenas 15,46% do público-alvo tinha buscado uma unidade de saúde para receber a vacina contra a gripe. Entre os grupos prioritários com as menores taxas de cobertura vacinal, estão as puérperas, com apenas 8,3% de adesão.
Confira quem são as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
Trabalhadores da saúde;
Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto);
Professores do ensino básico e superior;
Povos indígenas e quilombolas;
Idosos com 60 anos ou mais de idade;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
Trabalhadores Portuários;
Com informações Portal SCC10