A mobilização de conscientização da dengue iniciou às 08h30min no calçadão, no Centro de Capinzal, com a formação de equipes que realizaram a distribuição de folders informativos aos motoristas, pedestres e no comércio central. Também houve alguns pontos de informação espalhados pelo município.
Algumas equipes percorreram além das ruas centrais, os Bairros Santa Terezinha e São João, no intuito de levar o máximo de informação sobre como combater a propagação da Dengue.
O presidente do CONSEG de Capinzal, Elizeu Xavier, ressaltou a importância da ação realizada e da necessidade de cada vez mais a população ter o bom senso para combater a proliferação do mosquito. Elizeu acrescentou que a entidade vai trabalhar firme em relação a dengue.
O diretor de saúde de Capinzal, Alessandro Braga Ramos, avaliou como positiva a ação promovida neste sábado ressaltando a parceria de todos que se engajaram na ação, focando na ampliação das orientações principalmente pela situação que o município apresenta.
“Os números estão crescentes, todos os dias recebemos uma quantidade maior de suspeitos, maior de focos e infelizmente de casos confirmados. Nos últimos 15 dias tem crescido de uma forma gradativa esses números. E o que podemos fazer nesse momento é nos mobilizar. Buscar, conscientizar as pessoas, levar informação e quais são as formas de prevenção”, destacou Alessandro.
Alessandro reforçou que a população fique atenta a sintomas como dor de cabeça, dor no corpo, nas juntas, dor por trás dos olhos, febre acima dos 38 graus e meio, náuseas, manchas vermelhas no corpo. Se a pessoa perceber três destes sintomas, que procurem atendimento nas unidades de saúde.
Outra orientação para prevenção da dengue é o uso de repelentes comuns adquiridos em farmácias e supermercados observando o tempo de duração, e de preferência passar de 3 a 4 horas.
Por Cleber Luiz