Um golpe envolvendo um site falso do Detran/SC vem causando transtornos e prejuízos a cidadãos de Capinzal e região.
Através de plataformas digitais como WhatsApp e Instagram, golpistas replicam o site oficial do Detran, induzindo vítimas a pagar o IPVA, licenciamento ou consultar serviços através de boletos ou PIX.
O despachante, Isaias Redin, alertou que o Estado não cobra impostos como IPVA e licenciamento via PIX e que, antes de realizar qualquer pagamento, é importante sempre verificar o site oficial do Detran ou consultar um profissional.
Em Santa Catarina, o IPVA pode ser parcelado em até três vezes, sempre pelo valor fixo indicado no site oficial do Detran, sem descontos, pois qualquer oferta ou pagamento via PIX é um sinal de golpe.
Após efetuado o pagamento em um site falso, seja via PIX ou boleto, recuperar o dinheiro se torna extremamente difícil. Isso se deve a dificuldade em localizar o destinatário do pagamento e em tomar medidas para obter de volta o valor pago.
Outro golpe comum é o recebimento de multas falsas em casa, que se assemelham a infrações emitidas pelo Estado e até incluem fotos do veículo em outras regiões.
Diante disso, é importante estar atento ao receber uma multa em casa. Em caso de dúvida, é necessário consultar os órgãos competentes, como despachantes e o site oficial do Detran.
A ausência da multa no site do Detran pode indicar que se trata de uma fraude.