Uma criança de aproximadamente dois anos morreu afogada na tarde deste domingo (11) em um açude no interior do município de Novo Horizonte, no Oeste de Santa Catarina. A tragédia aconteceu durante uma festividade em família. Segundo os pais, a menina desapareceu por alguns instantes e, logo em seguida, foi encontrada submersa.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 14h44 e deslocou a equipe da cidade de São Lourenço do Oeste para prestar atendimento. A criança foi levada até o Posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), onde os socorristas iniciaram os procedimentos de reanimação cardiopulmonar (RCP).
De acordo com os socorristas, a menina já estava inconsciente, em parada cardiorrespiratória e sem sinais vitais. O caso foi classificado como grau 6 de afogamento — o mais grave na escala usada para esse tipo de ocorrência.
As manobras de reanimação continuaram durante todo o trajeto até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Lourenço do Oeste. No entanto, a vítima foi entregue à equipe médica sem alterações no quadro clínico e não respondeu às tentativas de estabilização.
A Polícia Rodoviária Estadual prestou apoio no local. Os pais da criança, muito abalados, informaram que não souberam precisar quanto tempo a menina permaneceu submersa no açude.