O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) encerrou com sucesso mais uma edição do Programa Golfinho nos municípios de Capinzal, Ouro e Zortéa. A iniciativa impactou diretamente 95 crianças, que foram divididas em cinco turmas para participar das atividades. As ações finais do programa ocorreram nos dias 28 e 29 de abril, no município de Zortéa.
Com o objetivo central de prevenir acidentes em ambientes aquáticos, o Programa Golfinho ensina de maneira lúdica e divertida os cuidados necessários ao frequentar praias, rios, piscinas e cachoeiras. Utilizando dinâmicas educativas, as crianças são instruídas a reconhecer os riscos e a adotar comportamentos seguros nesses locais.
O Soldado Fernandes, bombeiro militar que integrou a equipe do programa, destacou a relevância da ação preventiva. “O Programa Golfinho é de extrema importância para prevenção de acidentes. Trabalhando esse tema desde cedo, acabamos reduzindo a taxa de ocorrências de afogamentos”, avaliou Fernandes. Ele complementou que o conhecimento transmitido às crianças contribui para a disseminação de bons hábitos em ambientes aquáticos, auxiliando o trabalho do CBMSC.
A realização do Programa Golfinho pelo CBMSC é considerada uma ação essencial para a promoção da segurança desde a infância, fortalecendo o compromisso da instituição com a educação preventiva e a preservação da vida na comunidade.