A Comissão Organizadora do Kerb de Piratuba, se reuniu nesta semana, para tratar os primeiros detalhes que integram a festa da etnia alemã, considerado um dos principais eventos turísticos de Piratuba.
O encontro que aconteceu nas dependências do CIT, que é o Centro de Informações Turísticas, contou com a presença de diversas lideranças, incluindo o hoteleiro André Tondin, presidente da Associação de Hotéis de Piratuba – (AHP), o gestor Joelson Medeiros, diretor-presidente da Companhia Hidromineral, a empresária Catiane Scalco, presidente da CDL local, além dos organizadores oficiais do evento, Hercio Gauer e Roseli Cassel, integrantes da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), além de gestores da Fundação Municipal de Cultura e Secretaria de Turismo de Piratuba.
Entre os assuntos abordados, segundo a secretária de Turismo e Eventos, Luci Turra Dias, que dirigiu a reunião, esteve a organização da programação oficial, detalhamento de como vão funcionar os carros alegóricos e demais itens do desfile das Origens do Kerb, entre outros temas.
O Kerb de Piratuba é um evento integrado às tradições locais, que remonta diversas décadas de realização. Entretanto a partir da década de 1970, segundo fontes oficiais, a comemoração que simboliza originalmente o aniversário de inauguração da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), tornou-se uma atração turística de Piratuba. Como o período oficial coincidia com o inverno, as celebrações foram transferidas para o mês de janeiro, com temperaturas agradáveis, época que o consumo do chopp desperta maior interesse pelo público.
Outra definição tomada pelos organizadores originais da festa no período de transição, foi a adoção do segundo fim de semana do primeiro mês do ano para o evento. Assim o Kerb de Piratuba passou a adotar um calendário com datas variáveis a depender do dia da semana em que inicia o ano. Por esta razão em algumas séries de anos a data do Kerb se apresenta mais próxima do evento da virada e em outras temporadas mais distanciado das festas de fim de ano. Sendo assim o melhor é considerar que o Kerb tem como definição ser realizado no segundo fim de semana de janeiro, com datas variáveis.
Em Santa Catarina, a tradição chegou ainda no início século passado, trazida pelos colonizadores do Vale do Sinos e Caí, no RS. A antiga Vila do Rio do Peixe, atualmente Piratuba, foi primeira cidade a realizar o evento.
A história foi contada em 2009 no documentário Heimatland & a História do Kerb. A obra menciona inclusive que em algumas cidades de colonização alemã, a festa é organizada pela Igreja Católica, já que a origem da festa está em uma promessa, feita em mar aberto, durante horas de agonia, quando do naufrágio de um navio de imigrantes luteranos e católicos quase perderam a vida na aproximação da costa brasileira.
Após serem salvos, os alemães vindos da região do Hunsrück e Vale do Reno na Alemanha, fundaram a Colônia de Baumschneis, em Dois Irmãos no RS, onde aconteceu a primeira confraternização, em 29 setembro de 1828, comemorando pelos católicos como o dia de São Miguel.
De lá para cá, a celebração virou tradição e passou a ser comemorado nas comunidades Católicas no dia de São Miguel e para os Luteranos os quais não cultuam santos em sua religião, na data de aniversário de fundação da igreja.
No início dos tempos a festa também representava uma comemoração pelas boas colheitas e prosperidade das comunidades rurais. Seguindo esta linha, a festividade apresenta outra possível origem, que seria o surgimento da tradição a partir das antigas quermesses da Alemanha, festividades religiosas em agradecimento à boa colheita, festejando São Martinho.
O curioso é que a própria palavra, não possui tradução literal do alemão para o português, no entanto estudiosos acreditam que seja uma derivação do termo: KIRCHEEINWEIHFEST (Festa de inauguração da Igreja).
Mesmo diante de dúvidas e curiosidades, é concordância geral, que a festa piratubense do Kerb, simboliza um importante congraçamento cultural, étnico e religioso, onde todos são bem-vindos à está grande festa.
Fonte: Assessoria de Comunicação