A Associação Tradição Italiana de Capinzal promoveu na noite desta quinta-feira, dia 28, uma palestra sobre cidadania italiana.
O diretor comercial do escritório nobilitas Lucas Orlando ressaltou que o encontro teve como intuito repassar o máximo de informações possíveis aos interessados.
Ele enfatizou que recentemente houve algumas alterações no processo. Segundo Luca o trâmite exige atenção em todas as fases: desde o conhecimento das normas em vigor até a forma de solicitar o direito.
Se ater a esse detalhe facilita o acesso à informação e garante que quem ainda tem interesse em exercer a cidadania possa fazê-lo de maneira correta e amparada pela lei.
A advogada Maria Eduarda de Menezes destacou a importância de oferecer segurança jurídica e informações claras sobre o processo de reconhecimento da cidadania italiana, especialmente em um momento de incertezas geradas por recentes mudanças legislativas.
Segundo a advogada, o encontro buscou reforçar o papel da empresa como um elo entre Brasil e Itália, já que atua nos dois países. “Queremos mostrar que dentro de um cenário de incerteza nós somos segurança. Atuamos como nexo entre Brasil e Itália e ajudamos não só no processo de cidadania, mas também em outras áreas, como assessoria contábil, financeira e imobiliária”, afirmou.
Maria Eduarda ressaltou ainda que o Brasil é o país que mais recebeu imigrantes italianos, o que explica o grande número de descendentes que buscam o reconhecimento da cidadania atualmente.