A quarta-feira (25) foi marcada por um momento histórico para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Capinzal: a reinauguração do seu Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAESP) Wanda Meyer. Após mais de dois anos de atendimentos em espaço provisório, a sede completamente revitalizada foi oficialmente entregue. O espaço, que atende cerca de 140 pessoas com deficiência de Capinzal, Ouro e Zortéa.
O ato foi prestigiado por autoridades dos municípios de Capinzal, Ouro e Zortéa, além de colaboradores, alunos, familiares e demais convidados.
Segundo a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Jeane Probst Leite a intervenção incluiu a restauração completa do telhado, melhorias em toda a parte elétrica e hidráulica, e a instalação de um novo mobiliário, proveniente de diversos projetos e fontes alternativas. A presidente da Fundação destacou que o objetivo principal da obra foi trazer mais qualidade, acessibilidade e segurança para os alunos e educadores, afirmando que o local está “praticamente um prédio novo”.
Osmar Minatto, presidente da Federação das APAES, ressaltou a importância da obra como um “instrumento de trabalho” que eleva a qualidade de vida e a dignidade das pessoas atendidas e de suas famílias. Minatto também celebrou os 70 anos do movimento APAE no Brasil e a relevância do trabalho voluntário, que é a espinha dorsal de todas as associações. Ele elogiou a dedicação de voluntários, pais e amigos das APAES, bem como o profissionalismo das equipes pedagógicas e técnicas.
Sérgio de Sousa Vieira, presidente da APAE de Capinzal, expressou a grande satisfação com a conclusão da obra, que ele descreveu como um “marco histórico”. De acordo com ele o investimento total na reforma foi de R$ 913 mil por parte do Governo do Estado e uma contrapartida de R$ 220 mil da própria associação. Ele mencionou que, da estrutura anterior, “praticamente sobrou paredes”, a revitalização, incluiu telhado e pintura novos, além da instalação de energia solar.
Os alunos, que durante o período da obra foram atendidos em um ginásio de esportes, já estão desfrutando do novo espaço desde dezembro, com os últimos ajustes sendo finalizados este ano.
Joziane Calegari, diretora da APAE, compartilhou a emoção do momento, descrevendo a reinauguração como um “sonho realizado” que demandou muito trabalho e superou inúmeros desafios. Ela expressou profunda gratidão a todos os colaboradores, à gestão e diretoria da APAE de Capinzal, e aos próprios alunos pela paciência. Josiane fez questão de agradecer ao Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Educação Especial e ao Governador Jorginho Mello, pelo apoio fundamental que tornou a reforma possível.
A entrega do Centro de Atendimento Educacional Especializado da APAE de Capinzal representa não apenas a revitalização de um espaço físico, mas reafirma o compromisso da comunidade e das entidades parceiras com a promoção da inclusão e o bem-estar das pessoas com deficiência.