A cidade de Capinzal recebe nesta segunda-feira, dia 25 de agosto, uma capacitação voltada ao tema Altas Habilidades ou Superdotação. O evento é promovido pela Escola do Legislativo Iria Dambrós, com apoio da Secretaria Municipal de Educação. A atividade será realizada a partir das 13h, no auditório da Escola Municipal Viver e Conhecer, e é aberta ao público.
A palestrante será Janice Marcon, especialista e mestranda em superdotação. A proposta é oferecer formação de qualidade para profissionais da rede municipal de ensino, familiares e demais interessados no atendimento de estudantes com esse perfil. As vagas para educadores da rede já estão garantidas. O público em geral pode se inscrever presencialmente na sede da Câmara de Vereadores, ou pelo WhatsApp (49) 3555-2399.
A programação também contará com a participação da assistente social Adriane Dalazen, mãe e coordenadora do grupo Superdotação no Mapa em Santa Catarina. Ela vai apresentar informações e relatos sobre o tema, reforçando que a superdotação não é uma deficiência, mas sim uma neuroatipia caracterizada por um funcionamento mental mais avançado nas áreas de destaque.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2 a 5% da população mundial é de superdotados, que pode ser identificado por diferentes métodos, incluindo testes psicométricos como o teste de QI. A condição se manifesta como uma capacidade acima do esperado para a faixa etária e exige atenção especial no desenvolvimento educacional e social da pessoa.
A capacitação ocorre poucos dias após o Dia Internacional da Superdotação, comemorado em 10 de agosto, data que busca valorizar e dar visibilidade às pessoas com altas habilidades em todo o mundo.