A Secretaria de Saúde de Capinzal realizará a quinta aplicação de fumacê no município nesta terça-feira, dia 1º de abril. A ação tem como objetivo combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A técnica de enfermagem da Secretaria de Saúde, Lediane Toscan, informou que a aplicação será realizada na mesma região onde foi registrado o primeiro caso de transmissão local da doença. O fumacê terá início às 7h da manhã e percorrerá pontos das ruas Túlio Manfredini, Armindo Hanel, Francisco Helt, José de Jesus e Angélica Paggi.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da colaboração dos moradores durante a aplicação. É recomendado que as pessoas mantenham portas e janelas abertas para que o inseticida possa entrar nas residências e atingir o maior número possível de mosquitos, principalmente as fêmeas. Além disso, alimentos devem ser guardados em locais fechados ou cobertos.
O principal apelo da equipe de saúde é para que a população elimine qualquer objeto que possa acumular água e se tornar um criadouro do mosquito. Isso inclui copos, garrafas, bacias, potes, cascas de ovo e vasos de plantas. Nesses últimos, a orientação é para que se coloque areia nos pratos ou que sejam virados para baixo.
Lediane enfatizou que o combate ao Aedes aegypti depende da participação de todos. O poder público não consegue estar em todas as residências diariamente para eliminar possíveis focos do mosquito.
A colaboração da comunidade é essencial para o descarte correto do lixo e a verificação de objetos que possam acumular água nos quintais. A prevenção também auxilia no controle de outros animais peçonhentos, como cobras e escorpiões, e de baratas.
Os apicultores da região onde o fumacê será aplicado devem tomar precauções com suas colmeias. Em caso de chuva, a aplicação do fumacê será cancelada.