A saúde de Capinzal vive um marco histórico. Pela primeira vez em 76 anos, a comunidade passa a contar com atendimento 24 horas na Unidade Básica de Saúde Central. O serviço teve início nesta segunda-feira, dia 1º, em parceria com a empresa Anjos da Vida, e foi oficializado em ato que reuniu o prefeito municipal, o secretário de Saúde, secretário de infraestrutura, vice-prefeito, vereadores, profissionais efetivos da rede municipal e representantes da empresa contratada.
O secretário de Saúde, Rafael Dalavequia, detalhou que a ampliação busca agilizar o suporte nos atendimentos básicos, reforçando a estrutura já existente, em qualquer hora da noite.
“Os serviços oferecidos serão através de uma equipe composta por enfermeiros, técnicos, uma ambulância preparada para transporte e um motorista socorrista. Desta forma, se for necessário fazer a remoção de alguma pessoa que venha consultar na nossa unidade, após análise médica, serão encaminhadas para o Hospital Nacional das Dores ou até mesmo para o UST em Joaçaba”. Disse.
“Outro ponto importante, que queremos deixar bem claro, é que todas aquelas que estão em casa com dores de garganta, com febre, com vômito, náuseas, alguma dor que não passa, ela deve procurar o atendimento em nossa unidade. O nosso hospital de Capinzal, atenderá somente urgência e emergência. São casos de acidentes, casos de infarto, AVC, todas essas situações que acontecem de uma forma mais grave, visto que lá eles têm toda a estrutura para fazer esse atendimento”. Finalizou.
O prefeito Aguinaldo Paggi destacou que a medida atende a um antigo anseio da população e classificou o início do atendimento ininterrupto como uma conquista histórica para o município. Já o vice-prefeito Tiago de Oliveira Luz comentou, de forma simbólica, que o feito representa “jogar fora as chaves do posto de saúde”, em referência ao funcionamento permanente da unidade.
O representante da empresa Anjos da Vida, Jocemar Eleutério, explicou que a equipe estará em atendimento das 17h às 7h30, garantindo cobertura noturna e durante finais de semana e feriados. O novo modelo de assistência soma-se ao trabalho dos profissionais efetivos do município e marca uma nova etapa no fortalecimento da saúde pública em Capinzal.