Foi aberta nesta sexta-feira, dia 11, a exposição fotográfica que celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil, no Museu Histórico Vitor Almeida de Capinzal. A mostra é organizada pela Associação Tradição Italiana, em parceria com o Conselho de Cultura de Capinzal e a Diretoria de Cultura do município. O evento marca um importante momento de valorização da herança cultural italiana na cidade, que possui cerca de 90% de sua população descendente de imigrantes italianos.
Prestigiaram o ato de abertura o vice-prefeito Tiago de Oliveira Luz- Vice-prefeito, a presidente do Conselho Municipal de Cultura Senhora Juçara Surdi Bertolla, o Presidente da Associação Tradição Italiana Senhor Antônio Carlos Bellotto, a professora responsável pelo Museu Histórico Municipal Vitor Almeida, Senhora Evani Marichen Lamb Riffel e o vereador Francisco de Assis Sutil.
A presidente do Conselho de Cultura, Juçara Surdi Bertola, destacou a importância da exposição como forma de preservar e valorizar a história das famílias italianas que ajudaram a construir Capinzal. “O objetivo da exposição é trazer à tona fatos da imigração italiana por meio de retratos de famílias. E não são apenas fotografias, são histórias, memórias vivas que conectam o passado com o presente e projetam para o futuro”, afirmou.
Segundo Juçara, o acervo exposto foi construído com o apoio da comunidade, mas nem todas as imagens enviadas puderam ser incluídas devido à limitação de espaço e deixou o convite para que a comunidade se engaje na Associação Tradição Italiana, que foi criada no ano passado justamente com esse propósito de preservar nossa cultura.
A diretora de cultura do município, Vânia Schwaizer , também ressaltou o valor simbólico da mostra onde Capinzal tem uma identidade cultural fortemente marcada pela imigração italiana. Essa exposição é uma homenagem aos nossos ancestrais, aos nossos ‘nonos’, que deixaram como legado a religiosidade, a música, a gastronomia e tantos outros elementos que hoje fazem parte do nosso cotidiano.
A exposição ficará aberta para visitação até o dia 11 de agosto, no Museu Histórico de Capinzal, com entrada gratuita. A mostra sucede a exposição anterior, que destacou a cultura alemã, e faz parte de uma série de ações para valorizar as raízes étnicas do município.
Durante a cerimônia de abertura, o vice-prefeito Tiago de Oliveira Luz também fez questão de elogiar a iniciativa que através das imagens mostram mais do que rostos mostram uma história de luta, de fé e de construção e a importância valorizar essas memórias e manter viva a cultura dos nossos imigrantes.
A exposição representa não apenas um resgate histórico, mas um reconhecimento do papel fundamental da comunidade italiana na formação cultural, social e econômica de Capinzal. A iniciativa reafirma o compromisso do município com a valorização de sua identidade e história.