O Corpo de Bombeiros de Capinzal foi acionado por volta das 18h10min desta quarta feira dia 19, para atender uma idosa de 75 anos que sofreu uma parada cardiorrespiratória na SC-467 em Zortéa.
Durante o deslocamento no Acesso Cidade Alta, nas proximidades da rádio Nativa FM os Militares encontraram uma ambulância da secretaria de saúde de Zortéa que fazia o transporte da paciente.
No interior da ambulância municipal, os socorristas encontraram a idosa em uma maca, inconsciente, recebendo oxigenação a 20 litros por minuto, enquanto um acompanhante realizava massagens cardíacas. O acompanhante não soube informar a quantidade exata de ciclos de reanimação já realizados, mas relatou que a vítima permaneceu cerca de 10 minutos sem batimentos cardíacos detectáveis antes da chegada do atendimento.
De acordo com o condutor da ambulância municipal, ao identificar a parada cardiorrespiratória, ele iniciou imediatamente a reanimação cardiopulmonar (RCP) e prosseguiu com as manobras durante o transporte, até o encontro com a equipe do bombeiro.
A guarnição realizou a migração da paciente para uma maca rígida e utilizou um desfibrilador externo automático (DEA) para auxiliar na tentativa de reversão do quadro. Durante o trajeto até o Hospital Nossa Senhora das Dores, foram aplicados 12 ciclos de reanimação, com 30 compressões e duas ventilações a cada ciclo, além da reavaliação pelo DEA a cada dois minutos. O transporte até o hospital durou aproximadamente seis minutos.
Ao chegar à unidade de saúde, a equipe médica manteve o uso do DEA dos bombeiros por mais 15 minutos, até que a paciente fosse conectada aos equipamentos hospitalares. No total, o desfibrilador permaneceu em operação por 25 minutos e recomendou a aplicação de choque em duas oportunidades.
Após receber oxigenação pelo sistema hospitalar e ser integrada aos aparelhos médicos da unidade, a idosa ficou sob os cuidados da equipe do hospital. Com a situação entregue à equipe médica, a guarnição retornou à base.