Foi realizada na tarde desta terça-feira, dia 02, em Capinzal, a Assembleia Extraordinária do CISAM Meio Oeste reunindo prefeitos e representantes dos sistemas de abastecimento de água dos municípios consorciados. O evento teve como principal pauta a adesão do município de Celso Ramos ao consórcio.
O prefeito de Celso Ramos, Luís Ângelo Grassi, esteve presente e defendeu o interesse do município em integrar o CISAM Meio Oeste. Após a apresentação, a proposta de adesão foi colocada em apreciação e, por unanimidade, aprovada pelos consorciados.
Com a entrada de Celso Ramos, o CISAM Meio Oeste passa a contar com 15 municípios integrantes. Recentemente, os municípios de Videira e Fraiburgo também se uniram ao consórcio, fortalecendo a rede de cooperação regional.
A adesão ao CISAM permitirá a Celso Ramos acessar uma variedade de serviços, principalmente na área ambiental. Isso inclui a realização de licitações para materiais e equipamentos, como postos artesianos, fundamentais para o abastecimento de água. “Conseguimos implementar vários postos artesianos e redes de água em nosso município, e buscamos garantir a qualidade da água fornecida à população”, disse prefeito de Celso Ramos, Luiz Ângelo Grassi.
O presidente do consórcio e prefeito de Capinzal, Nilvo Dorini, destacou a importância do crescimento do CISAM Meio Oeste e a tendência de aumento de novos membros, ressaltando a qualidade dos serviços prestados.
O interesse dos municípios em aderir ao CISAM Meio Oeste se deve, principalmente, ao trabalho eficiente do consórcio na gestão e tratamento da água, garantindo a qualidade do abastecimento e a regulação do esgoto. O consórcio oferece suporte técnico e possui um laboratório de alta qualidade, um dos poucos públicos em Santa Catarina, comparável apenas ao da região sul.
Durante a Assembleia, também foi sugerida uma homenagem póstuma ao engenheiro Milton Tadashi Shiratori, ex-diretor do Simae de Capinzal e Ouro, e funcionário da Funasa. Milton foi um grande incentivador da instalação de consórcios de tratamento de água e esgoto na região. Em reconhecimento ao seu trabalho, foi proposto que o prédio do consórcio receba seu nome.
A proposta de homenagem será discutida na próxima Assembleia, onde a diretoria e os consorciados decidirão sobre a indicação oficial do nome de Milton Tadashi Shiratori ao prédio do CISAM Meio Oeste.