A equipe de controle de endemias de Capinzal realizará nesta sexta-feira, dia 11, uma aplicação de fumacê na Vila Sete de Julho a partir das 15h45min. A mudança no horário, inicialmente previsto para a manhã, ocorreu devido às condições climáticas de neblina e umidade nas primeiras horas do dia, e que poderiam comprometer a eficácia da aplicação.
A técnica de enfermagem Lediane Toscan reforça a importância da colaboração dos moradores das seguintes ruas, Justina Spadin, Luiz Carlos Fleck, Adelino Suzin, Vitório Bernardi, Tertulino Pedro da Silva e José Leonardo Santos.
A profissional lamentou a baixa adesão da população durante a ação de fumacê realizada na manhã desta quinta-feira no bairro Luiz Antônio MR, onde poucas casas estavam abertas. Ela enfatizou que apenas o trabalho do poder público não é suficiente para eliminar o mosquito e que a participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso da campanha.
Além de manter as casas abertas, a população é orientada a eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito em seus quintais, como copos, garrafas, bacias, potes, pneus, vasos de flor e qualquer tipo de recipiente que possa acumular água. Apicultores da região também devem tomar precauções com suas colmeias durante a aplicação do fumacê. Alimentos expostos devem ser guardados ou cobertos para evitar contaminação.
É essencial que portas e janelas das residências permaneçam abertas durante a aplicação para que o inseticida atinja o maior número possível de mosquitos Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.