A Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) iniciou 2025 com ações importantes para a melhoria de suas instalações e preparação para o retorno das atividades regulares. O telhado da sede, danificado por um vendaval em 31 de dezembro, foi totalmente substituído. Conforme a diretora, Salete Savaris de Araújo, a reforma incluiu as salas pedagógicas da frente do prédio e segue com a troca de telhados de outras oito salas para resolver problemas de infiltração, com a conclusão neste mês de janeiro.
Os profissionais da AMA retornaram ao trabalho no dia 8 de janeiro, acompanhados pela direção e coordenação pedagógica. Neste período inicial, estão sendo finalizadas as correções de testes e entrevistas realizados em 2024 com pais e alunos. A equipe está produzindo gráficos que apresentarão as evoluções dos alunos ao longo do último ano.
Além disso, os profissionais estão engajados no planejamento pedagógico para o ano, com troca de informações entre as equipes para garantir um trabalho integrado, independentemente das turmas ou níveis atendidos.
Na próxima semana, a entidade promove uma série de oficinas voltadas para o treinamento de famílias, cuidadores e profissionais. A presidente da AMA, Elena Casagrande Rech, salienta que as atividades ocorrerão antes do início das atividades, tendo como objetivo reforçar a integração entre escola, terapeutas e famílias no processo de desenvolvimento das crianças e adolescentes com autismo.
Os workshops contarão com a participação de profissionais voluntários, que compartilharão conhecimentos e técnicas práticas em diversas áreas. A programação inclui oficinas sobre funções executivas, estímulo precoce, competências básicas de alfabetização, desenvolvimento emocional, importância da brincadeira e comunicação.
Um dos destaques será a terapia aquática, que acontecerá nas Termas de Ouro, onde os participantes terão condições especiais de acesso. Essa atividade visa explorar os benefícios da água no estímulo sensorial e motor. Outro ponto alto da programação será o workshop “Abrindo Caminhos para a Comunicação”, que abordará estratégias para estimular o desenvolvimento comunicativo em crianças com atraso na fala. Este evento será realizado na segunda-feira, dia 27, às 19h, e será aberto não apenas para famílias atendidas pela AMA e outros interessados da comunidade.
A presidente da AMA ressaltou a importância de capacitar as famílias, reforçando que o trabalho com crianças autistas deve ser contínuo e integrado, envolvendo escola, terapeutas e familiares.