A Escolinha de Trânsito da Polícia Militar de Capinzal está promovendo palestras e aulas práticas para estudantes dos 3ºs anos das escolas de Capinzal e Ouro. As atividades seguem até o dia 24 de setembro e acontecem nas dependências do Batalhão da PM do município.
Na terça-feira, dia 16, alunos da escola Super Ativo, da UNOESC, participaram das ações. O comandante da PM de Capinzal, major Vilmar Rosa, explicou que o projeto busca marcar a Semana e o Dia Nacional do Trânsito, celebrado em 25 de setembro. “Vamos atender 11 escolas, o que equivale a mais de 300 alunos, passando informações e noções básicas de trânsito de acordo com essa faixa etária”, destacou.
As atividades são conduzidas pelo cabo Bressan, que também é formado em Educação Física e tem experiência no ambiente escolar. Ele explicou que a metodologia é dividida em duas etapas. “Primeiro conversamos com os alunos sobre regras básicas de trânsito, como travessia de faixas, uso da cadeirinha, velocidade adequada e sinalização. Depois, eles colocam em prática o que aprenderam em uma pista montada no estacionamento do quartel, com ruas, placas e sinaleiras. Cada dupla dirige carrinhos de pedal, respeitando as regras de trânsito”, relatou.
Além do aprendizado, a ação busca aproximar as crianças das regras de convivência no trânsito, reforçando a importância da educação desde cedo. De acordo com dados do Ministério dos Transportes, entre janeiro e maio de 2025, Santa Catarina registrou 368 mortes em acidentes de trânsito, sendo 40,8% envolvendo motocicletas e 38,6% automóveis.
Fonte: Portal Magronada