Uma delegação de agricultores da região Meio-Oeste embarca neste domingo (19) rumo a Brasília para participar do 24º Grito da Terra Brasil, evento nacional que reúne milhares de trabalhadores rurais para reivindicar políticas públicas para o setor.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouro, Ademar Antônio Spironelo, a organização da viagem foi um desafio, devido à dificuldade em encontrar passageiros para preencher o ônibus. No entanto, com a colaboração de Videira e Treze Tílias, foi possível garantir o transporte para o grupo.
A expectativa dos agricultores é que o Grito da Terra Brasil seja um momento de união e força para defender seus direitos e reivindicar melhores condições de vida e trabalho.
O Grito da Terra Brasil é um evento anual organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (CONTAG) que reúne trabalhadores rurais de todo o país para debater e reivindicar políticas públicas para o setor. A edição deste ano, que acontece nos dias 20 e 21 de maio em Brasília, terá como tema central “Agricultura Familiar: Alimento Saudável e Conservação Ambiental”.
O evento deverá reunir aproximadamente 10 mil pessoas e serve para propor e cobrar as políticas públicas para a agricultura familiar.
Ainda no mês de abril, trabalhadores da agricultura familiar entregaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva as reivindicações do 24º Grito da Terra Brasil.
O documento reúne propostas que visam a elaboração de políticas públicas, além de pedir solução para questões emergenciais que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, trabalho e no fortalecimento da agricultura familiar.