No mês de agosto, celebramos o “Agosto Lilás”, uma campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher.
Essa iniciativa, que acontece anualmente desde 2016, busca reforçar a importância da Lei Maria da Penha, uma das mais importantes legislações brasileiras no enfrentamento à violência doméstica e familiar.
Durante todo o mês, diversas ações educativas e preventivas são realizadas em todo o país, com o objetivo de promover a reflexão sobre a necessidade de proteger e empoderar as mulheres, além de encorajar a denúncia e o apoio às vítimas.
Para falar mais sobre o assunto, a Rádio Nativa FM recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 5, em seus estúdios, a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Capinzal (CMDM), Sonara Ramos, e a integrante do CMDM, Carla Dambrós Viccari.
Na oportunidade elas abordaram que, apesar da existência de mecanismos de proteção para acolher vítimas, os números de violência continuam alarmantes.
Em 2023, Santa Catarina registrou 57 feminicídios e, até junho de 2024, já foram registrados 32 casos. A quantidade de medidas protetivas solicitadas também é preocupante, com 28.167 exigências em 2023 e 15.661 até junho deste ano.
Para reforçar a conscientização, uma ação especial será realizada no dia de amanhã, 7 de agosto, com distribuição de panfletos na Praça Pedro Lélis da Rocha, no centro de Capinzal, das 8h30 às 16h.