Na data de 27 de maio ocorreu a Audiência Pública para avaliação do cumprimento das metas fiscais relativas ao 1º quadrimestre de 2025, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.
Sob a coordenação da Secretaria de Administração, Cassia Romani, foram apresentados dados e informações relacionados às metas fiscais, conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal. Os números referentes à receita, à despesa e aos resultados foram apresentados pelo Juliano Matzenbacher, e demonstram que as metas fiscais foram atingidas neste 1º quadrimestre.
O Município de Zortéa teve uma arrecadação total de R$ 13.090.142,00, superando a meta fiscal prevista em aproximadamente 15%. Em relação à despesa, a meta fiscal foi ultrapassada em 7%, totalizando R$ 12.617.469,00. Como demonstrou o Sr. Juliano, isso ocorreu ao amparo do excesso de arrecadação já citado.
Dessa forma, o resultado fiscal previsto para o quadrimestre também foi atingido. Financeiramente, o resultado é superavitário em cerca de 470 mil reais. Sob a ótica das metas fiscais exigidas pela LRF, o Resultado Primário foi 745 mil reais melhor que o previsto, e o Resultado Nominal seguiu no mesmo caminho, ficando 69 mil reais melhor do que a meta.
Segundo comenta Juliano, muitas das informações que precisam ser demonstradas são bastante técnicas, mas procura-se, na audiência pública, tratar as informações em uma linguagem que seja de fácil entendimento pelos participantes. Essencialmente, o que se pode concluir deste quadrimestre inicial de 2025 é que o Município está saudável financeiramente, com uma arrecadação que superou as expectativas em cerca de 15%, e com um rígido controle das despesas, que permanecem em patamar abaixo da arrecadação. Dessa forma, o saldo positivo do quadrimestre pode ser destinado aos investimentos em obras e aquisição de veículos e equipamentos, que nestes primeiros 120 dias de 2025 ultrapassaram 2 milhões de reais.