A Prefeitura de Capinzal iniciou nesta semana os primeiros levantamentos técnicos para elaboração dos projetos do programa Estrada Boa Rural, que prevê a pavimentação de cerca de 9 km de estradas vicinais no município.
Os trabalhos começaram na última terça-feira (16), no acesso à comunidade de Alto Residência. A ação é coordenada pela AMMOC (Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense), responsável pela execução dos projetos.
Tecnologia de ponta
De acordo com o diretor de Planejamento da prefeitura, Álvaro José Mileski, a equipe está utilizando o drone DJI Enterprise Matrice 350, equipado com o sensor LiDAR Zenmuse L2, considerado um dos mais modernos do mercado.
O equipamento faz o escaneamento completo dos trechos e gera modelos digitais do terreno e ortofotos com alta precisão. Segundo a administração municipal, o uso dessa tecnologia garante mais agilidade e confiabilidade aos projetos, além de fornecer dados detalhados para a pavimentação asfáltica.
“O uso do LiDAR embarcado em drones representa um avanço significativo para obras de infraestrutura, trazendo mais eficiência ao planejamento e, consequentemente, à execução”, explicou Mileski.
O primeiro projeto contempla cerca de 2,5 km de extensão, como complemento da via que já recebe obras na Linha Residência. A AMMOC assumiu o compromisso de concluir essa etapa até o fim de 2025.
Próximos trechos e investimentos
Segundo o diretor, o prefeito Aguinaldo Pedro Paggi e o vice Tiago de Oliveira Luz devem anunciar, em breve, outros trechos que também serão beneficiados.
O investimento total está estimado em R$ 12 milhões, sendo metade via convênio com o Governo do Estado e os outros R$ 6 milhões por meio de financiamento junto ao BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).
O projeto de lei autorizando o financiamento já foi aprovado na Câmara de Vereadores, e os processos junto ao banco estão em andamento.