A Defesa Civil confirmou a passagem de um tornado no município de Barra Bonita, no Extremo-Oeste do estado neste sábado, dia 20. A forte tempestade também atingiu outras cidades da região, como São Miguel do Oeste e Guaraciaba, provocando destelhamentos, queda de granizo e interrupção no fornecimento de energia.
Imagens de drone, fornecidas pela Coordenadoria Regional de São Miguel do Oeste, mostram um caminho de destruição com telhados parcialmente arrancados e árvores tombadas, características típicas de tempestades severas associadas a tornados. Em Barra Bonita, uma residência de madeira foi arrancada pela força do vento e arremessada sobre um automóvel. Parte da estrutura de outra casa também cedeu, atingindo veículos estacionados.
Segundo a Defesa Civil, Barra Bonita foi o município mais afetado, com dezenas de casas destelhadas, postes de energia e árvores derrubados, deixando toda a população sem luz. Ao todo, o Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste registrou mais de 30 ocorrências na região, concentradas principalmente nas linhas Caçador Baixo e 13 de Maio. Mais de 200 m² de lonas foram distribuídos para proteção das residências atingidas e equipes atuaram no corte emergencial de árvores. Apesar dos prejuízos materiais, não houve registro de feridos.
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil acompanhou as tempestades em tempo real e enviou alertas de cellbroadcast à população conforme o avanço do fenômeno, ajudando na prevenção de riscos.
Os temporais mais intensos devem se concentrar na região Oeste até o fim da tarde deste domingo e avançar para o Vale do Itajaí e Norte catarinense. Na madrugada de segunda-feira, a instabilidade tende a perder força, mas a chuva deve continuar com intensidade moderada a forte até o fim da manhã. A partir da tarde, com a chegada de uma massa de ar seco, o tempo volta a ficar firme de forma gradativa em todo o estado.