A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou na manhã deste sábado (20, uma operação que resultou em prisões preventivas e na apreensão de veículos e bens de alto valor em Joaçaba e Fraiburgo. A ação foi coordenada pela Delegacia de Investigações Criminais (DIC) de Joaçaba, com apoio da DIC de Videira e de policiais civis de Fraiburgo.
As diligências, autorizadas pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Caçador e com apoio do Ministério Público de Joaçaba, tiveram como alvos uma mulher de 48 anos, moradora de Joaçaba, e uma jovem de 23 anos, residente em Fraiburgo. As duas foram presas preventivamente sob suspeita de envolvimento com tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Durante o cumprimento dos mandados na casa da jovem em Fraiburgo, os policiais localizaram e prenderam um foragido da Penitenciária de Chapecó, condenado por tráfico de drogas. Ele também foi indiciado por lavagem de dinheiro, por utilizar contas bancárias da companheira para movimentar e ocultar valores ilícitos, dando aparência de legalidade aos recursos.
Nas buscas, foram apreendidos veículos e objetos de alto valor, suspeitos de terem sido adquiridos com dinheiro proveniente do tráfico. Em Joaçaba, a Polícia Civil recolheu uma motocicleta Honda CB600F Hornet, cor cinza, um automóvel BMW 118i, preto, e um celular. Em Fraiburgo, foram apreendidos uma motocicleta Kawasaki Z900, cinza, um Fiat Argo branco e três aparelhos celulares.
Após o cumprimento das medidas, os investigados foram encaminhados ao Presídio de Joaçaba e permanecem à disposição da Justiça. A Polícia Civil segue à procura de outro indivíduo com mandado de prisão preventiva relacionado ao mesmo esquema criminoso.
Segundo a corporação, a operação representa mais um passo no combate à criminalidade organizada, focando na descapitalização de organizações e no enfrentamento ao tráfico de drogas no Meio-Oeste catarinense.