A Prefeitura de Zortéa realizou na tarde desta quarta-feira (16) a entrega oficial de 24 câmeras de videomonitoramento que serão instaladas em pontos estratégicos da cidade. O investimento, de cerca de R$ 59 mil, integra um pacote de ações voltadas ao fortalecimento da segurança pública no município e região.
Segundo a prefeita Rosane Infeld, o novo sistema marca o início de uma nova era para a segurança local. “Essas câmeras são modernas e equipadas com tecnologia capaz de identificar placas de veículos em alta velocidade até 180 km/h como as utilizadas nas rodovias. Isso facilita a identificação de infrações, acidentes e crimes”, explicou.
Além das 24 câmeras já entregues, outras três ainda serão instaladas, totalizando 27 equipamentos de monitoramento. Além do monitoramento, as câmeras também serão utilizadas para fiscalização.A próxima etapa, segundo Rosane, será a ampliação do sistema para o bairro Nova Zortéa, além da aquisição de uma nova viatura para a Polícia Militar.
O vice-prefeito Alesandro Moro também destacou a importância da iniciativa. “É um passo importante que reforça nosso compromisso com a segurança pública. As câmeras vão ajudar no trabalho das polícias Militar e Civil, proporcionando mais tranquilidade à população”, disse. Ele ainda adiantou que o bairro Nova Zortéa deverá ter todas as suas entradas e saídas monitoradas.
O comandante da Polícia Militar, major Vilmar Rosa, elogiou o sistema de câmeras LPR (Leitura de Placas de Veículos), já conectado à rede estadual de segurança pública. “Com essa tecnologia, veículos envolvidos em crimes podem ser rastreados mesmo fora do município. Se um carro sair de Zortéa rumo a Capinzal, Lages ou até Florianópolis, ele será identificado. É um avanço significativo”, explicou.
A interligação das câmeras com o banco de dados estadual fortalece toda a rede de segurança da região. “É uma ferramenta essencial tanto para a prevenção quanto para a repressão de crimes”, destacou o major.
Com esse investimento, Zortéa se une a um número cada vez maior de municípios catarinenses que estão adotando tecnologia de ponta para garantir mais segurança e agilidade no atendimento de ocorrências policiais.