O 3º Sargento Airton Olivério da Costa é o novo responsável pela Seção de Policiamento Externo da Polícia Militar de Capinzal. A nomeação foi oficializada nesta segunda-feira, dia 14 de julho, após convite feito pelo comandante da 2ª Companhia da PM, major Vilmar Rosa.
Natural de Piratuba, o sargento Airton possui uma carreira consolidada de mais de 27 anos na Polícia Militar de Santa Catarina. Com vasta experiência e formação técnica, ele agora assume a função de sargenteante, coordenando o policiamento externo e os cadastros funcionais do efetivo das cidades de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis, Zortéa, Piratuba e Ipira.
Airton iniciou sua carreira na PM em Herval d’Oeste (1998 a 1999), passando por Videira (1999 a 2000), Capinzal (2001 a 2011), e Florianópolis (2011 a 2015). Atuou também nos postos da Polícia Militar Rodoviária do Sul da Ilha, na capital, entre 2015 e 2018, além de um período em Ibicaré (2018 e 2019). Desde 2020, exercia o comando da Polícia Militar em Lacerdópolis.
Durante sua gestão em Lacerdópolis, o sargento foi responsável por importantes investimentos em estrutura e segurança, como a aquisição de armas, coletes balísticos para todos os policiais, bafômetros, arma taser não letal e melhorias no ambiente de trabalho. Também deixou encaminhada, junto à prefeitura, a licitação para um serviço de guincho – algo inédito na cidade até então.
O policial é formado em Gestão e Tecnologia em Trânsito e Transportes pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e possui pós-graduação em Gerenciamento de Trânsito, Engenharia de Tráfego e Processos Gerenciais em Segurança Pública.
Ao se despedir do comando de Lacerdópolis, Airton agradeceu à população local, autoridades e colegas de trabalho. “Agradeço a toda a população pela confiança e apoio, em especial ao prefeito Hilário Chiamolera e sua equipe. Agradeço também à Rede de Vizinhos, ao delegado Márcio Sauer, e principalmente à minha equipe: os cabos Prando, Ivan, Tiepo, Kruger e o soldado Pedroso – os melhores policiais com quem já trabalhei”, destacou.
Sobre a nova função, o sargento demonstrou confiança e senso de responsabilidade. “Deixo o comando de Lacerdópolis com a sensação de dever cumprido. Havia ainda muitas metas a serem alcançadas, porém, diante da necessidade de um policial graduado para assumir essa importante função em Capinzal, aceitei o convite do major Vilmar e este novo desafio”, concluiu.
Fonte: Portal Magronada