A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, na manhã desta quarta-feira (2), uma operação para combater o tráfico de drogas e a atuação de uma organização criminosa na região Meio-Oeste do estado. Ao todo, cinco pessoas foram presas em Joaçaba e Herval d’Oeste.
A ação foi realizada pela Delegacia de Investigações Criminais (DIC) de Joaçaba, com apoio da Polícia Militar e de 20 policiais civis da 11ª Regional de Polícia. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva.
De acordo com a Polícia Civil, as diligências começaram por volta das 7h. No bairro Vila Remor, em Joaçaba, um jovem de 19 anos foi preso após o cumprimento dos mandados em sua residência.
Em outra parte da cidade, dois homens, de 22 e 29 anos, também foram detidos. Ambos eram alvos de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão. Durante a operação, outro suspeito, de 19 anos, foi preso na cidade.
Ainda segundo a polícia, o quinto homem, de 29 anos, se apresentou espontaneamente na Delegacia de Polícia Civil de Joaçaba, acompanhado de seu advogado. Contra ele também havia um mandado de prisão expedido.
Todos os detidos são investigados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e por integrarem a facção criminosa Primeiro Grupo Catarinense (PGC), que atua no estado.
Após o cumprimento dos mandados e a realização dos procedimentos legais, os presos foram encaminhados ao Presídio Regional de Joaçaba, onde permanecem à disposição da Justiça.