Uma importante mudança no calendário de vacinação contra a meningite entrou em vigor no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 1º de julho. A técnica de enfermagem da sala de vacinas de Zortéa, Janaina Faller, informou que a vacina Meningocócica ACWY agora será aplicada como reforço para crianças a partir de um ano de idade, ampliando a proteção contra a doença.
Até então, o esquema vacinal oferecido pelo SUS para crianças se restringia à vacina Meningocócica C, administrada aos três e cinco meses, com um reforço aos 12 meses. Com a atualização, o novo esquema principal será: Meningocócica C aos três meses, Meningocócica C aos cinco meses, e a Meningocócica ACWY como reforço a partir de um ano.
Janaina Faller destaca a relevância da inclusão da vacina ACWY no SUS, ressaltando que, em laboratórios particulares, ela representa um custo elevado para os pais:
“É uma vacina cara que, através de laboratórios particulares, os pais percebem o quanto precisam, às vezes, desembolsar uma quantia de dinheiro grande para vacinar seus filhos de maneira particular”, afirmou.
A técnica de enfermagem esclarece que a mudança visa abranger mais tipos de meningite, oferecendo uma proteção mais completa para a população. Além da dose para crianças a partir de um ano, o SUS continua oferecendo a vacina Meningocócica ACWY para adolescentes entre 11 e 14 anos.
É fundamental que os pais estejam atentos a uma ressalva importante: crianças que já completaram o esquema vacinal da Meningocócica C (com doses aos três, cinco e reforço de um ano da Meningite C) não precisam ser revacinadas com a vacina ACWY neste momento. A nova orientação é válida somente para as crianças que completarem um ano de idade a partir de 1º de julho de 2025.
Janaina Faller enfatiza a importância de os pais não confundirem as informações:
“Fica claro, então, para que os pais não confundam, às vezes as informações, as notas técnicas vêm, para a gente cumprir com esse calendário básico que é oferecido pelo Ministério da Saúde”, pontuou.
A medida faz parte do cumprimento do calendário básico de vacinação oferecido pelo Ministério da Saúde, buscando garantir a saúde e a segurança das crianças brasileiras.