Uma grande operação conjunta das forças de segurança resultou na maior apreensão de drogas dos últimos tempos no Oeste catarinense. Cerca de dez toneladas de maconha foram tiradas de circulação em uma ação que mobilizou a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), a Polícia Civil de Xanxerê e o 26º Batalhão de Polícia Militar de Herval d’Oeste. Três homens foram presos.
A operação, que aconteceu na noite de sexta-feira (13) na BR-282, região de Joaçaba, é um duro golpe contra o crime organizado.Tudo começou com a troca de informações entre as equipes. Um caminhão foi abordado em frente à Unidade Operacional da PRF em Joaçaba. A vistoria na carroceria revelou o que parecia ser uma quantidade imensa de maconha.
Na sequência, com o apoio da PM de Herval d’Oeste, outro caminhão foi localizado perto de Campos Novos, já estacionado. E o cenário se repetiu: a carroceria também estava recheada de droga.
A ação prosseguiu quando um carro, um Chevrolet Onix, recebeu ordem de parada. O motorista desobedeceu e, logo adiante, um dos ocupantes pulou do veículo e fugiu para a mata. Dentro do carro, foram encontrados os três homens que acabaram presos, e, um detalhe importante, a chave que ligava um dos caminhões carregados com a droga. A Polícia Militar Ambiental também se juntou às buscas pelo foragido.
No total, a pesagem confirmou a apreensão de aproximadamente dez toneladas de maconha, um volume expressivo que representa um prejuízo milionário para o tráfico. Os três presos, os dois caminhões, o carro e toda a droga foram encaminhados à delegacia.