O papa Leão XIV disse esperar que durante seu papado a Igreja Católica seja um “farol que ilumina as noites do mundo”. A fala do novo pontífice ocorreu durante a homilia de sua primeira missa, realizada para cardeais na Capela Sistina na manhã desta sexta-feira (9).
Na homilia, o novo pontífice destacou a união e o evangelho, e disse esperar que a Igreja e seu papado se tornem um “farol que ilumina as noites do mundo”. Leão XIV também lamentou o declínio da fé em detrimento do dinheiro ou do “poder do prazer”.
Ele pregou ainda que a Igreja Católica deve ser um farol para o mundo e que se identifique pela santidade de seus membros, e não pela “grandiosidade de seus edifícios”. A fala passa uma visão semelhante à do papa Francisco, seu antecessor.
O papa Leão XIV também fez um alerta contra a ideia de reduzir a figura de Jesus a um “líder carismático ou a um super-homem”.
Durante a missa, Leão XIV também fez homenagens ao apóstolo São Pedro, considerado o primeiro papa e discípulo de Jesus, e pediu bênção a Pedro para seu papado.
No domingo (11), por volta das 7h, papa Leão XIV recitará a oração do Regina Coeli na Sacada Central da Basílica de São Pedro.
Fonte: G1