Foi aberto na noite desta terça-feira, dia 15, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, em Capinzal, o III Seminário Intermunicipal: TEA e Inclusão Escolar. O evento acontecerá até o 17 de abril. Com o tema “Ações Transformadoras para Inclusão”.
O evento busca oferecer orientações técnicas e práticas para promover o conhecimento sobre a legislação e as necessidades dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) inseridos na sociedade e nas escolas, voltado a profissionais da área, famílias e a comunidade em geral.
Na noite do dia 15 de abril, ocorreu palestra de Michelli Sabatini e Fernando Calil, focada em ações transformadoras na inclusão escolar para profissionais de apoio escolar, professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e apoio pedagógico dos municípios de Capinzal e Ouro.
O palestrante Fernando Calil destacou o papel fundamental de iniciativas como o seminário na transformação e inclusão de pessoas com TEA na sociedade e na educação. Ele ressaltou que a capacitação de professores é essencial para facilitar o acesso e a integração dos alunos autistas no ambiente escolar.
Calil enfatizou que o seminário se configura como um importante estímulo, oferecendo a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o autismo e as melhores formas de acolher e amar as pessoas com essa condição e suas famílias.
A presidente da AMA de Capinzal, Elena Casagrande reforçou sobre a palestra que acontece na noite desta quarta-feira, dia 16, às 19h, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, deixando o convite aberto para todas as famílias de autistas, para todas as pessoas que de uma forma ou de outra convivem com alguém que tem autismos, para o comércio em geral para que eles consigam compreender quando uma família atípica chega no seu estabelecimento e eles possam participar melhor acolher essa família, entendendo um pouco do transtorno dos espectro autista.
Nesta quinta-feira, 17 de abril, o dia será dedicado aos profissionais das redes municipais de ensino de Capinzal e Ouro, da AMA, da APAE e convidados. A programação, que se estenderá por todo o dia a partir das 7h30, incluirá palestras sobre práticas baseadas em evidências científicas para o prognóstico do autismo, a relação entre família, saúde e educação, e instrumentos e ações para a inclusão.
O seminário é organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Capinzal, em parceria com a AMA (Associação de Pais e Amigos do Autista), a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Secretaria Municipal de Educação de Ouro e a Escola do Legislativo.