Psicólogos, psicólogas e estudantes de psicologia de Santa Catarina se reuniram no Congresso Estadual de Psicologia, realizado de 21 a 23 de março em Florianópolis. O evento, organizado pelo Conselho Regional de Psicologia da 12ª Região (CRP-12), teve como objetivo analisar e deliberar sobre propostas elaboradas em pré-congressos e eventos livres ocorridos em 2024.
O congresso, que contou com a participação de 65 profissionais e estudantes eleitos como delegados, abordou eixos temáticos do 12º Congresso Nacional de Psicologia, a instância máxima de deliberação da categoria no país.
A abertura do evento foi liderada pela conselheira-presidente do CRP-12, Iara Maria Moreira, que apresentou os objetivos do congresso. No sábado, os trabalhos foram divididos em grupos por eixos temáticos. O psicólogo Edinei Gerônimo, que representou a região de Joaçaba, participou do eixo “Sistema Conselhos”, onde foram aprovadas 78 propostas.
No domingo, a plenária de execução votou as propostas dos três eixos, com a participação exclusiva dos delegados psicólogos. As propostas aprovadas serão levadas ao Congresso Nacional de Psicologia, que acontecerá em junho, para serem discutidas e deliberadas em âmbito nacional.
O Psicólogo e escritor Edinei Gerônimo destacou a importância de sua participação no congresso estadual, onde conseguiu defender propostas de interesse da região de Joaçaba, como a criação de uma nova subsede do CRP na localidade. Apesar de não ter sido eleito delegado para o congresso nacional, o psicólogo celebrou a oportunidade de contribuir para as discussões que podem moldar o futuro da psicologia brasileira.
As propostas aprovadas no congresso estadual serão cruciais para as deliberações finais do Conselho Federal de Psicologia e do Conselho Regional de Psicologia, visando a implementação de avanços para a profissão.