O município de Campos Novos, decretou estado de emergência nesta quinta-feira (6) devido à estiagem que afeta diversas regiões da cidade. A medida foi tomada após um levantamento realizado em conjunto com órgãos e entidades ligados à agricultura, que apontou para a gravidade da situação e os prejuízos causados pela falta de chuva.
Segundo o prefeito Dirceu José Kaiper, em entrevista a reportagem da Nativa FM, a estiagem já causa problemas de abastecimento de água em vários distritos, com necessidade de caminhões pipa para levar água potável à população. Além disso, a falta de água afeta cerca de 40 mil hectares de lavouras e pastagens, com perdas significativas na produção de soja, milho, leite e silagem.
A estimativa inicial é de que as perdas cheguem a R$ 45 milhões, podendo alcançar R$ 50 milhões. O município já vem realizando ações para minimizar os efeitos da seca, como a abertura de bebedouros para animais, fornecimento de mangueiras e distribuição de água para propriedades rurais e localidades afetadas.
O decreto de estado de emergência tem como objetivo principal proteger os produtores rurais que enfrentam dificuldades devido à seca. Com a medida, eles poderão ter mais facilidade para renegociar financiamentos e buscar apoio financeiro para lidar com as perdas na produção. O decreto terá vigência por tempo indeterminado, até que a situação se normalize.