O Diretório Estadual do partido NOVO em Santa Catarina anunciou na noite desta sexta-feira (3), por meio das redes sociais, a abertura de um processo interno por infidelidade partidária envolvendo o vereador Piratuba Junior, de Campos Novos. A medida foi motivada pelo voto do parlamentar, que contrariou os interesses do partido ao apoiar um vereador do MDB na eleição para a presidência da Câmara de Vereadores, em detrimento de outro membro do NOVO, Evandro Parente Galiotto.
Em comunicado divulgado no Instagram, o Diretório destacou que a atitude de Piratuba Junior fere o Estatuto e os princípios fundamentais do partido, pelos quais ele foi eleito. Classificando o ocorrido como um “gravíssimo caso de infidelidade partidária”, o órgão estadual informou que encaminhou o caso à Comissão de Ética Partidária Nacional e pediu a expulsão do vereador dos quadros do NOVO.
“A transparência e a seriedade são inegociáveis no NOVO. Nosso compromisso é com uma política séria, ética e alinhada aos nossos valores“, afirmou o partido em nota.
A Comissão de Ética Partidária Nacional será responsável por avaliar o caso e determinar a sanção cabível, que poderá incluir a expulsão de Piratuba Junior. O Diretório Estadual ressaltou que decidiu tornar o caso público em respeito aos filiados e aos simpatizantes dos ideais do partido.