A Câmara Municipal de Zortéa realizou, na noite desta terça-feira, dia 17, sessão solene para conceder o título de cidadão honorário ao médico veterinário Antônio Maria Hermes e ao vereador e farmacêutico João Reginaldo César.
A cerimônia contou com a presença dos vereadores, familiares e amigos dos homenageados, marcando um momento de reconhecimento e celebração pelo trabalho prestado por ambos ao município.
A proposição para a concessão das honrarias foi idealizada pelo vereador Rodrigo Almeida Pires, com apoio dos demais legisladores.
O presidente do legislativo, vereador João do Nascimento, destacou a importância do evento, enfatizando o papel inspirador dos homenageados para a comunidade. Durante a solenidade, ele agradeceu às famílias dos homenageados, aos vereadores e aos servidores da Câmara pela organização do evento.
O vereador Rodrigo Almeida Pires, que ressaltou o mérito dos homenageados pelas contribuições nas áreas da saúde e do serviço público. Ele destacou o trabalho exemplar de Antônio Maria Hermes como médico veterinário e de João Reginaldo César como farmacêutico e membro da Câmara Municipal.
ANTÔNIO MARIA HERMES
O doutor Antônio Maria Hermes, um dos homenageados, descreveu a honraria como um momento inesquecível em sua vida. Ele destacou a importância de ser reconhecido em vida e reforçou o papel do legislativo como a representação legítima da vontade popular.
Antonio Maria Hermes nasceu no dia 5 de julho de 1954, em Abdon Batista, um antigo distrito de Campos Novos, hoje município, do Estado de Santa Catarina. Filho de uma família de 13 irmãos, Antonio foi o nono filho de pais agricultores. Seu pai, além de trabalhar na agricultura, era professor primário, vereador, e foi com ele que Antonio iniciou sua formação, cursando o ensino primário em sua escola familiar.
Após concluir o primário, Antonio seguiu seus estudos na sede do município de Abdon Batista, onde cursou o ginásio. Na época, enfrentava uma rotina desafiadora, caminhando cerca de 13 quilômetros por dia para frequentar o colégio administrado por irmãs religiosas. Em 1969, concluiu o curso ginasial normal.
No ano de 1970, ingressou na Escola Agrícola Caetano Costa, em Lages, onde integrou a primeira turma de técnicos agrícolas da instituição. Formou-se em 1973, marcando o início de sua trajetória profissional. Em 1974, deu um novo passo em sua formação acadêmica, ingressando na Escola Superior de Medicina Veterinária de Lages, que integra o Centro Agroveterinário da UDESC. Antonio formou-se em 1978, tornando-se parte da primeira turma de médicos veterinários da instituição.
Início da Vida Profissional
Ainda em 1978, Antonio foi contratado pela Prefeitura Municipal de Campos Novos, onde exerceu a profissão por dois meses antes de ser aprovado em um concurso para a antiga Coordenação de Defesa Sanitária Animal de Santa Catarina (CODESA), hoje CIDASC. Foi nesse mesmo ano que ele se mudou para Capinzal, onde consolidaria uma carreira de 35 anos como médico veterinário atuando na região.
Durante esse período, além de trabalhar no controle e erradicação de doenças animais, Antonio foi professor em diversas instituições de ensino, como o Colégio Mater Dolorum, Colégio Silvio Santos, no antigo CENEC, dentre outras instituições, onde lecionou Biologia. Ele também teve um papel importante no combate à raiva em Santa Catarina, percorrendo todo o estado para auxiliar no controle e erradicação da doença.
Família e Vida Pessoal
Antonio teve quatro filhos em dois relacionamentos. No primeiro casamento, com Arineide, nasceram Rafael, em 1981, e Renan, em 1984, ambos seguindo os passos do pai e se formando em Medicina Veterinária. No segundo relacionamento, com Adriana, nasceram Andrelize, em 2006, e André, em 2008. Enquanto Andrelize iniciará o curso de Medicina Veterinária, André ainda está explorando suas opções profissionais, com o apoio do pai.
Atuação no Movimento Escoteiro e na Comunidade
Uma das grandes paixões de Antonio foi o movimento escoteiro, no qual ingressou há mais de 35 anos. Ele foi fundador do Grupo Escoteiro Trem do Vale, em Capinzal, e mais tarde fundou o Grupo Escoteiro Taimbé, em Zortéa. Antonio foi um entusiasta dos princípios e métodos escoteiros, acreditando na formação de caráter, valores e ética dos jovens.
Além disso, ele teve uma atuação comunitária marcante. Foi fundador e presidente da APP do Centro de Educação Infantil Estrela do Amanhã e do Colégio Municipal Horizonte, além de coordenador da Capela Santa Catarina, em Zortéa. Sendo atualmente Coordenador do Setor 3 da Paróquia São Paulo Apóstolo.
Especializações e Reconhecimento
Antonio acumulou um impressionante número de qualificações ao longo da carreira, com mais de 100 certificados de cursos de formação, tanto por instituições acadêmicas quanto por programas de capacitação na empresa onde trabalhou. Em 1977, especializou-se em inseminação artificial em Uberaba, Minas Gerais, em um curso promovido pela PECPLAN Bradesco S.A., quando essa tecnologia ainda era uma novidade em Santa Catarina. Mais tarde, completou especializações em Produção de Ruminantes (2004) e Biologia (2006), ambas pela Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais.
Em sua trajetória na CIDASC, Antonio exerceu diversas funções, desde veterinário local até gerente regional, cargo que ocupou por seis anos até se aposentar, em 2013. Durante sua gestão, contribuiu diretamente para que Santa Catarina se tornasse um estado referência em defesa sanitária, erradicando doenças como febre aftosa, peste suína clássica e africana, doença de Newcastle e controlando brucelose e tuberculose em animais.
Aposentadoria e Reflexões
Após a aposentadoria, Antonio fixou residência em Zortéa, uma cidade pela qual nutre grande carinho. Apesar do encerramento do Grupo Escoteiro Taimbé após a pandemia, ele continua a acreditar no impacto positivo do movimento escoteiro na formação de jovens. Em suas palavras, “todas as crianças e jovens que conheci no escotismo se tornaram pessoas de caráter exemplar e excelentes profissionais”.
Antonio Maria Hermes é uma figura marcante na comunidade e região, tanto por sua contribuição profissional quanto por seu legado como educador, líder comunitário e defensor dos valores do movimento escoteiro.
João Reginaldo Cesa
O vereador João Reginaldo César agradeceu aos colegas pelo reconhecimento de sua trajetória no município, onde atua há mais de 40 anos, tanto na área da saúde quanto na política. Ele relembrou sua participação na comissão de emancipação de Zortéa e reafirmou seu compromisso de continuar servindo à comunidade com trabalho e humildade.
João Chegou ao então distrito de Zortéa no ano de 1979, com 15 anos, onde trabalhou na madeireira Zortéa Brancher e concluiu o ensino fundamental em 1980.
Em 1981 iniciou sua carreira no ramo farmacêutico, trabalhando no posto de medicamentos do Senhor João Amilton de Lima.
Ao final de 1981, mudou-se para o município de Capinzal, continuou trabalhando no ramo farmacêutico e cursou o ensino médio formando-se em técnico em contabilidade na escola Mater Dolorum.
Em 1984 retornou ao distrito de Zortéa, abriu sua própria farmácia, localizada exatamente onde funciona até os dias de hoje. E de lá para cá, prestou muitos serviços a comunidade.
Em 1988, constituiu sua família, casando-se com Rosemar Susin Cesa e suas três filhas: Josiane, Fábia Laís e Rafaela. Hoje muito além de um ótimo pai, também é avô da Júlia, Ana Maria e João Anito e Bisavô da Yasmin.
Presidente do Grêmio Esportivo Lírio, entre os anos de 1990 a 1993, período em que, juntamente com demais membros da diretoria, montou-se uma equipe competitiva com atletas do distrito de Zortéa e região, oportunidade na qual pela primeira vez na sua história o Grêmio Esportivo Lírio foi campeão regional. Sempre colaborou com o esporte local e das comunidades do interior do município.
Atuou como membro fundador do Lions Club de Zortéa. Em 1996 participou da comissão que firmou a emancipação política do Município de Zortéa.
Muito além de um comerciante, dedicava-se para ajudar as pessoas sempre e da melhor forma que lhe fosse possível. Nunca mediu esforços para contribuir na boa saúde da população.
Dono de um gênio implacável e de um coração gigante, conquistou amigos de todos as idades e sempre lutou por trilhar sua vida de uma forma limpa e respeitosa, e assim mantém-se como voz ativa e atuante na comunidade.
Em 1997 iniciou sua carreira na política, candidatou-se a vereador, foi eleito com 158 votos, 16% dos 1042 votos válidos. Sendo presidente da câmara de vereadores municipal. Foi vereador reeleito nas administrações de 2000 e 2004 respectivamente.
Mas, em nenhum momento de sua atuação na política ignorou seu comércio, sempre trabalhou em sua farmácia.
Em 2008 candidatou-se a vice-prefeito, porém não obteve êxito no referido pleito. Entretando continuou suas atividades no comercio, colaborando com a sociedade e entidades do município.
No ano de 2012 candidatou-se novamente a vereador e foi eleito. Em 2016 candidatou-se a vereador, desta vez sem êxito para o pleito, mas atuou como suplente.
Em 2020 foi candidato a vereador, sendo eleito. Em 2024 candidatou-se mais uma vez a vereador e foi reeleito para o pleito de 2025, completando seis mandatos como vereador.
Participou das oito eleições no Município, desde de sua emancipação, todas com sucesso sim, pois o crescimento pessoal e político foi constante em todo os pleitos de serviços prestados à sociedade.
Seu trabalho no município sempre foi pautado na igualdade e no humanismo quanto ao tratamento e acolhimento a população.
A sessão solene reforçou o compromisso da Câmara Municipal de Zortéa em valorizar aqueles que contribuem para o desenvolvimento do município, promovendo a união entre os representantes públicos e a comunidade.