Em uma data marcada por emoção e gratidão, o Hospital Nossa Senhora das Dores celebra, nesta quinta-feira, dia 31 de outubro, seus 77 anos de história e dedicação à comunidade de Capinzal, Ouro, Zortéa e região. O aniversário da instituição coincide com a chegada das primeiras quatro irmãs da Congregação das Servas de Maria Reparadoras, em 1947, que fundaram o hospital e iniciaram uma missão voltada ao cuidado e à saúde da população local.
A diretora do hospital, Irmã Adelaide Frigo, destacou a importância desse marco para a congregação e a comunidade.
“Hoje é uma data muito importante para as irmãs Servas de Maria Reparadoras. São 77 anos de missão a serviço da vida. Quantas pessoas aqui nasceram; acredito que a maioria das pessoas nascidas a partir de 1947, de Capinzal, Ouro e Zortéa, nasceram neste hospital. Quantas pessoas aqui passaram, são milhares nestes 77 anos de história, de lutas, glórias e desafios”, afirmou.
Em comemoração à data, o hospital realizou uma missa de ação de graças na última terça-feira (29), reunindo religiosos, funcionários, pacientes, médicos e voluntários. Durante a celebração, foi lembrado o legado deixado pelas irmãs que ajudaram a construir a história do hospital, bem como a contribuição de médicos e funcionários que se dedicaram ao atendimento e cuidado dos pacientes.
Irmã Adelaide também expressou sua gratidão a todos os colaboradores que apoiaram o crescimento da instituição ao longo dos anos.
“Agradecemos a Deus e a todas as pessoas que nos apoiaram e apoiam, que fizeram parte desta história tão bonita. História de vida e de vidas doadas com amor a serviço da vida. Irmãs que aqui passaram e deixaram um pouco de si, médicos, especialmente o Dr. Paulo Nascimento, que por mais de 32 anos esteve presente, fazendo parte desta linda história. O Sr. Benoni Viel, que tanto nos ajudou e queria ver este hospital crescendo cada vez mais.”
Ela destacou ainda a colaboração do Grupo Amigos do Hospital e dos freis da Paróquia São Paulo Apóstolo, que estão sempre dispostos a ajudar, além do apoio de políticos que contribuíram com emendas parlamentares para o desenvolvimento da instituição. Hoje, o Hospital Nossa Senhora das Dores atende pacientes de mais de 26 municípios da região Meio-Oeste catarinense.