A Coordenadora Regional de Educação, Beatriz Colusso Zagonel, anunciou que o recesso escolar da rede estadual de Santa Catarina terá início no dia 12 de julho. Durante este período, além das férias dos alunos, haverá uma capacitação intensiva para os professores. O anúncio foi feito após uma reunião com diretores de 23 escolas da região de abrangência da Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (AMMOC), coordenados pela regional de Joaçaba.
Conforme explicou a coordenadora, o calendário escolar foi cuidadosamente construído em colaboração com cada município, respeitando suas especificidades, mas garantindo que o período de férias fosse unificado. “Os alunos entrarão em recesso no dia 12 de julho e retornarão às aulas no dia 28 do mesmo mês”, destacou Beatriz Zagonel.
Durante o recesso, os professores participarão de uma série de formações. A abertura oficial será no dia 15 de julho, conduzida online pelo Secretário de Estado da Educação e pela secretária, direcionada aos professores das 1.053 escolas de Santa Catarina. Este evento visa encaminhar os trabalhos já organizados pela Secretaria de Estado da Educação.
A coordenadora ressaltou que, nos dois dias seguintes, a Coordenadoria Regional de Educação continuará com o planejamento e capacitação. Além disso, haverá uma fala do governador na noite do dia 15 de julho, às 19 horas, que será divulgada durante a semana. No ano passado, a transmissão desse evento foi também disponibilizada para os pais, proporcionando um momento de interação e esclarecimento sobre os avanços e planejamentos na área da educação.
Beatriz Zagonel enfatizou a importância de construir o calendário escolar em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, devido aos convênios entre o Governo do Estado e os municípios, que incluem o repasse de verbas e a organização do transporte escolar. “Este calendário já está previsto tanto para o transporte escolar quanto para a entrega do material escolar”, concluiu a coordenadora.
A capacitação dos professores e a organização do calendário escolar são parte de um esforço contínuo para melhorar a qualidade da educação no estado, assegurando que alunos e professores estejam preparados para os desafios do próximo semestre.