Faltando uma semana para o encerramento da campanha da gripe, o município de Ouro vacinou apenas metade da população prevista até agora.
O grupo que mais procurou os postos de saúde foram os idosos, enquanto a vacinação de crianças ainda está bem abaixo do esperado, preocupando as autoridades de saúde.
Joelma Ganzala, técnica em enfermagem e responsável pela coordenação da vacinação no município, destacou que 740 idosos já foram imunizados. No entanto, essa estatística representa apenas metade do grupo alvo, indicando que ainda há muitos idosos a serem alcançados pela campanha.
A preocupação principal é com crianças, sendo que apenas 145 delas foram vacinadas até o momento, enquanto a meta é vacinar aproximadamente 400. A vacinação infantil é importante para evitar complicações graves da gripe, como a pneumonia, especialmente durante os meses mais frios do ano.
Em Ouro, a vacina é aplicada em todas as unidades de saúde do município.
Zortéa
No município de Zortéa, a realidade é bem parecida, pois apenas 50% do público foi vacinado até o momento, cerca de 1149 pessoas.
Segundo a técnica em enfermagem, Janaina Faller, desde o início da campanha, a procura pelas doses tem sido baixa e o município tem ainda 440 vacinas disponíveis.
Entre os grupos prioritários, a cobertura vacinal de crianças, idosos e pessoas com comorbidades é a que mais preocupa.
Apenas 46% das crianças foram vacinadas, o que tem levado a um aumento nos casos de internações e até mesmo em UTIs devido a sintomas gripais graves, muitos dos quais diagnosticados como H1N1, H3N2 e até mesmo associados à COVID-19.
O horário de atendimento da sala de vacina no município é de segunda a sexta-feira, das 8h ao 12h e das 13h às 17h. Os interessados devem levar a carteirinha de vacinação e o cartão do SUS para que a vacinação seja efetivada.