A coordenadoria executiva do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de SC (SINTE), divididos em grupos, os membros da diretoria iniciaram as visitas às regionais, mobilizando essas áreas para a assembleia estadual que ocorrerá no dia 4 de abril, em Florianópolis.
A reportagem da Rádio Nativa conversou na manhã desta sexta-feira, dia 15, com o professor e secretário de comunicação do SINTE-SC, Sandro Luiz Cifuentes que juntamente com mais duas integrantes do sindicato, estiveram na Escola de Educação Básica Mater Dolorum.
Conforme Sandro, a comitiva apresentou, durante conversa com os professores, informações sobre a lei aprovada pelo Congresso no ano passado que trata do plano de carreira, levando estados e municípios a debaterem sobre o tema.
Em Santa Catarina, o SINTE já iniciou uma pré-conversa com a Secretaria da Administração para dar continuidade ao processo. Assim, na assembleia da categoria em Florianópolis no dia 4, será apresentado o plano de carreira do magistério catarinense, visando que o estado efetue a descompactação da tabela.
A política salarial dos últimos anos e a não aplicação correta do piso salarial como vencimento na carreira pelo Estado de Santa Catarina, nunca replicada dentro da mesma, resultaram na falta de reajuste legal em nível nacional para todos os profissionais da educação ao longo dos anos.
Quanto à programação do encontro, o professor Sandro ressaltou que haverá a apresentação da tabela salarial, na qual o SINTE já possui dentro do material entregue nas escolas, e a contraproposta se caso até lá o governo do Estado já tenha apresentado será discutido sobre a negociação com o governo. E caso não, os presentes na assembleia definirão quais serão as próximas mobilizações para que o Estado, realmente, venha cumprir a lei nacional, aplicando o piso quanto carreira e vencimento para todos os trabalhadores.
Referente à expectativa dos participantes, Sandro frisou que a intenção é levar o maior número de professores, uma vez que está sendo solicitada o fechamento das unidades escolares para que os trabalhadores se desloquem a Florianópolis para participarem da assembleia.