Um homem procurou a Polícia Militar de Zortéa na tarde desta quinta-feira, dia 28, para relatar um caso de estelionato envolvendo a venda de um caminhão Mercedes Benz/L 1113, por meio do Facebook.
O relato da vítima indica que, ao anunciar o veículo, um interessado entrou em contato demonstrando interesse na compra. O golpista apresentou um comprovante de depósito bancário, levando o vendedor a assinar o documento de venda do veículo. No entanto, o depósito se tratava de um cheque sem fundos, algo que a vítima percebeu tarde demais.
Antes que a fraude fosse descoberta, um “homem tatuado”, alegando ser filho do suposto comprador, apareceu para buscar o caminhão. A vítima, acreditando na legitimidade da transação, entregou o veículo e transferiu a propriedade no Documento Único de Transferência (DUT) para outra pessoa. Posteriormente, ao tentar reverter a venda, o autor do golpe não devolveu o caminhão, informando que já havia repassado o veículo a terceiros.
O despachante informou à vítima que um novo DUT foi gerado em nome de um homem no Rio Grande do Sul, indicando que o caminhão estava sendo repassado novamente.
A guarnição, em conjunto com a vítima, entrou em contato telefônico com o novo comprador, orientando-o a registrar um boletim de ocorrência em sua localidade e a não receber o caminhão.
A ocorrência foi registrada pela guarnição, que também orientou a vítima sobre os procedimentos a serem tomados. A polícia segue investigando o caso para identificar e responsabilizar os envolvidos no golpe.