A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Divisão de Investigação Criminal de Joaçaba (DIC), realizou nesta terça-feira, dia 25, a Operação Discovery, que culminou no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva. Os alvos da operação são suspeitos de praticar furto qualificado mediante fraude, utilizando meios eletrônicos e informáticos.
Os mandados foram executados em diferentes cidades do país, incluindo Ponta Grossa-PR, Patos-PB, Goiânia-GO e Santo André-SP. Equipes policiais de Joaçaba, Água Doce, Tangará e Lacerdópolis participaram da ação, com o apoio das Delegacias de Polícias locais.
De acordo com o Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Gilmar Antonio Bonamigo, a operação resultou na apreensão de diversos objetos e materiais eletrônicos, que serão submetidos à perícia técnica para reunir provas materiais relacionadas aos crimes e aos suspeitos.
Os mandados foram emitidos após representação da Autoridade Policial da DIC e parecer favorável do Ministério Público. A investigação apontou que, em 25 de maio de 2022, os quatro suspeitos subtraíram a quantia de R$ 497.500,00 de uma instituição financeira situada na área de competência do Poder Judiciário da Comarca de Capinzal. As transferências foram realizadas para contas de “laranjas” e tiveram como origem as contas de clientes do banco.
Três dos alvos foram localizados e presos, enquanto o suspeito em Goiânia ainda está foragido. Todos os detidos aguardam as audiências de custódia em suas respectivas Comarcas, com pedido de autorização judicial para transferência ao presídio regional de Joaçaba.