Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população, a empresa Estop Engenharia e Construção, deu início aos trabalhos de revisão do Plano Diretor do município de Ouro. A ação já está em andamento há dois meses e agora entra na etapa do diagnóstico participativo, que busca envolver toda a comunidade no processo.
A coordenadora Fátima Franz destacou a importância dessa fase do projeto, que consiste em identificar os principais problemas enfrentados pelos moradores da região em diversas áreas, como saúde, educação, turismo, lazer, infraestrutura e saneamento básico. Para isso, estão sendo realizadas reuniões com a população, onde os cidadãos têm a oportunidade de compartilhar suas experiências e apontar as questões mais urgentes que afetam suas vidas.
“Nesta etapa, fazemos a leitura da realidade do município tanto tecnicamente quanto com a participação ativa da população. É fundamental que todos participem das reuniões, pois é a partir dos problemas apontados que surgirão as propostas para o futuro de Ouro”, enfatizou Fátima Franz.
As reuniões estão sendo organizadas em diferentes setores da cidade, buscando abranger todos os segmentos da população. Já ocorreram encontros com a sociedade urbana e estão previstas reuniões com a sociedade rural e o com os moradores da região do Distrito de Santa Lúcia. A empresa faz questão de incentivar a participação de todos, afirmando que as contribuições da comunidade são cruciais para o sucesso do projeto.
“Nesta terça-feira, às 19 horas, teremos a reunião no Centro de Acolhimento ao Idoso, onde convidamos toda a população rural a se fazer presente. Queremos ouvir as vozes de todos os cidadãos, independentemente de onde vivam, para que possamos construir juntos um plano diretor que represente os anseios e necessidades de Ouro como um todo”, afirmou Fátima Franz.
A coleta dos dados técnicos e comunitários será compilada em um documento de diagnóstico, que será a base para a próxima etapa do projeto: a primeira audiência pública. Nessa audiência, que abrangerá todo o município, os resultados serão apresentados, revelando a atual situação de Ouro. A partir daí, a empresa Estop Engenharia e Construção trabalhará na formulação das propostas para solucionar os problemas identificados e definir a cidade que os moradores almejam ter no futuro.
A coordenadora lembra que nem todos os desejos poderão ser atendidos, pois é preciso considerar a viabilidade e as limitações orçamentárias. No entanto, ela enfatiza que a revisão do Plano Diretor é uma oportunidade única para que a população participe ativamente da construção do futuro de Ouro.
A Secretária de Administração e Fazenda de Ouro, Dayana Colombo, expressou sua satisfação com a participação dos cidadãos no processo e enfatizou a importância de ouvir a comunidade e trabalhar de forma colaborativa para buscar melhorias contínuas.