O frio intenso deve derrubar bruscamente as temperaturas em Santa Catarina, alertou a Defesa Civil. As mudanças estão previstas para começar a partir desta terça-feira (18).
Será o primeiro evento de frio de 2023 no estado. Antes da chegada do frio, porém, o órgão alertou para chuva nesta terça, com risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra.
A queda nas temperaturas será provocada pela chegada de uma massa de ar seco e frio de origem polar. Com a vinda desse fenômeno, o tempo deve ficar mais firme, após uma semana chuvosa no estado.
Em relação ao frio, ele será sentido principalmente nas áreas mais altas da Serra, do Norte e do Oeste catarinenses. Nesses locais, há previsão de temperaturas negativas.
O frio mais intenso está previsto para entre a madrugada de quarta até sexta (21) em todo o estado. As temperaturas devem ter mínimas abaixo dos 10ºC em todas as regiões.
Com isso, deve haver condição favorável para a formação de geada do Oeste à Serra e nas áreas mais altas do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
A Defesa Civil orienta que as pessoas tomem cuidados com os idosos, as crianças, aqueles que estejam doentes e os animais.