Por grande parte da população geralmente temer as abelhas, a apicultura é uma atividade que muitas vezes é praticada como hobby, ou por pequenos empresários e agricultores familiares. Essa atividade leva menos espaço e dinheiro do que outras culturas e pode ser muito produtiva.
As abelhas são uma grande fonte de renda para os apicultores, pois as mesmas produzem muitos produtos que as pessoas desejam, seja tanto no Brasil quanto em outros países.
Buscando ampliar o conhecimento nesta área, um casal de apicultores Capinzalense, viajou até Chapecó nos dias 01 e 02 de julho, onde participaram do 2° COSBRAPIM (Congresso Sul Brasileiro de Apicultura e Meliponicultura) e do 35° ECAM (Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores).
O Congresso é muito importante para as pessoas que trabalham com a apicultura, pois além de discutir políticas, o evento conta com palestras, apresentações, minicursos e mesas redondas com participação de renomados palestrantes e líderes do setor.
A organização do evento teve a colaboração dos três Estados do Sul, que são responsáveis por aproximadamente 40% da produção do mel no Brasil.
Os Capinzalenses Alvorina Carvalho da Silva e Darlan Carlos Nora que participaram do congresso, já são apicultores há algum tempo, e destacam que a presença nestes eventos é muito valiosa, já que o mesmo traz à tona muitas oportunidades e conhecimento sobre a área da Apicultura e Meliponicultura, e coloca produtores frente a outros colegas da área, bem com o distribuidores de equipamentos para melhora na qualidade dos trabalhos.
Darlan e Alvorina destacam seu amor pela profissão que desenvolvem e o respeito o qual tem pelas abelhas responsáveis por produzir essa tão importante maravilha “O Mel”.
Reportagem: Henrique Rinaldi
Imagens: Alvorina Carvalho da Silva