Uma falha em um transformador da subestação de Campos Novos provocou instabilidade no fornecimento de energia elétrica e deixou mais de 11 mil unidades consumidoras sem luz neste domingo (21), na região.
Conforme informações apuradas pela reportagem da Nativa FM, a subestação operava com um transformador reserva, de menor capacidade, enquanto a substituição por um equipamento de maior potência estava programada para ocorrer na próxima semana. No entanto, o transformador não suportou a demanda e acabou apresentando falha.
De acordo com o levantamento, 9.957 unidades consumidoras estão sem energia em Campos Novos. Em Abdon Batista, são 1.343 unidades afetadas. Ao todo, 11.300 unidades consumidoras registram falta de energia.
Com o problema, equipes tentaram realizar manobras para alimentar parte de Campos Novos por outras redes, incluindo circuitos vindos das regiões de Capinzal e Fraiburgo. A medida chegou a manter o fornecimento por algumas horas, especialmente durante o dia, quando o consumo era menor.
No período da noite, porém, com o aumento da demanda provocado pelo uso de chuveiros, torneiras elétricas e outros equipamentos, a rede não suportou a carga. Cabos chegaram a se romper em trechos utilizados para tentar reforçar o abastecimento de Campos Novos.
Ainda segundo as informações apuradas, equipes trabalham para localizar falhas nos cabos e restabelecer o fornecimento, inicialmente na região central. Já parte do interior deve permanecer sem energia até a substituição do transformador.
O novo equipamento já estaria disponível no local, e os trabalhos devem seguir durante a noite para que a troca seja concluída. A normalização completa do sistema deve ocorrer somente após a instalação e os testes necessários.

















