O uso da assinatura eletrônica Gov.br cresceu 90% no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a junho, a rubrica digital foi utilizada 95 milhões de vezes, ante 50 milhões nos primeiros seis meses de 2024.
Segundo o Ministério da Gestão (MGI), a assinatura Gov.br evita papelada, filas e pode ser feita direto pelo celular, com validade legal igual à de um documento em papel. Para utilizar, é preciso ter conta nível Prata ou Ouro na plataforma Gov.br.
Contas nível Prata e Ouro
Uma conta de nível Prata é conseguida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação. Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação dos dados do cidadão em um dos 16 bancos credenciados na plataforma.
Já para ter uma conta Ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital e mais segurança, também é preciso fazer o reconhecimento facial. Nesse caso, no entanto, serão utilizados dados da Justiça Eleitoral, ou o QR Code da Carteira de Identidade Nacional, ou ainda um Certificado Digital.
Plataforma Gov.br
A plataforma Gov.br oferece mais de 13 mil serviços federais, estaduais e municipais. Entre os mais acessados estão o Meu INSS, o Meu SUS Digital, o Enem, o Fies, a Carteira de Trabalho e a Carteira de Trânsito digitais.
Fonte: Agência Brasil