O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) formou 261 novos soldados nesta sexta-feira (12).
Após concluir o Curso de Formação de Praças (CFP), eles estão prontos para atuar e serão distribuídos por todo o Estado para somar ao trabalho já realizado pelos militares que estão na ativa.
Os novos soldados fazem parte da Turma Coronel BM Edson Luiz Biluk. A solenidade contou com a participação da vice-governadora Marilisa Boehm, que também fez a entrega de equipamentos e viaturas à corporação.
“Desejo sucesso na missão desses homens e mulheres que chegam para reforçar o valoroso trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, especialmente, na proteção da vida da nossa gente”, expressou a vice-governadora.
Além da relevante função no contexto da ordem pública, o CBMSC tem se dedicado na formação, capacitação, atualização e aperfeiçoamento do efetivo, focado em acompanhar as constantes evoluções nas mais diversas áreas, com foco em oferecer um serviço cada vez mais técnico e eficiente para cumprir seu lema: Vida Alheia e Riqueza a Salvar.
Os novos soldados foram capacitados por nove meses em 21 disciplinas e no estágio operacional, totalizando uma carga horária de 1.494 horas/aula. As aulas iniciaram em agosto de 2023 e encerraram neste mês de abril de 2024.
“Esses soldados que hoje ingressam oficialmente nas fileiras da corporação, finalizaram o Curso de Formação de Praças como verdadeiros guerreiros e a partir da próxima semana, estarão em todas as regiões do Estado somando esforços nos serviços operacionais da corporação para realizar a mais nobre das nossas missões que é a de salvar vidas”, afirmou o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves.
Mais bombeiros em Capinzal
Uma equipe de 10 novos bombeiros se prepara para integrar o batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Capinzal a partir do próximo dia 18 de abril.
Essa medida representa um aumento significativo no efetivo, que passará de 15 para 20 profissionais, um acréscimo de 33%.
O comandante do quartel de Capinzal, Tenente Robson Fermiano, destaca a importância desse reforço para atender à crescente demanda por serviços dos bombeiros na região, especialmente em um contexto onde Capinzal se destaca como o quartel com maior número de atendimentos, superando inclusive cidades como Piratuba, Catanduvas, Água Doce e Joaçaba.
Os 10 novos soldados que chegam a Capinzal são: Sd Solonynska, Sd Matheus Fernandes, Sd Isaac, Sd Ramos, Sd Mitkus, Sd Esganzela, Sd Igor, Sd Serafim, Sd Borges e Sd Daniel.
Vale ressaltar que, além dos novos profissionais, cinco bombeiros que já atuavam em Capinzal serão transferidos para outros quartéis. São eles: Sgt Daniel, Sd Tsuna, Sd Ricardo, Sd Tedeschi e Sd Amanda.
Com essas mudanças, o aumento real no efetivo da cidade será de cinco profissionais.